Bebidas destiladas

Bebidas destiladas: Entenda o que são e o processo de fabricação

As bebidas destiladas são o resultado do processo posterior a fermentação e possuem um teor alcoólico superior ao teor de outras bebidas alcoólicas como cerveja e vinhos.

Cachaça, vodca e conhaque, são exemplos de destilados famosos e muito apreciados em todo mundo e o processo de fabricação é muito próximo ao das bebidas fermentadas.

Para compreender como funciona, neste guia, falaremos como as bebidas destiladas são produzidas e os diferenciais entre elas e as bebidas fermentadas, com dicas para apreciá-las com moderação e aproveitando todo seu sabor.

O que é uma bebida destilada e seu processo de fabricação?

As bebidas destiladas são bebidas alcoólicas produzidas pela destilação do etanol. O processo de destilação separa o álcool de outros líquidos. As bebidas destiladas são tipicamente feitas com uma substância fermentada, como uvas ou grãos, e depois destiladas para remover as impurezas e concentrar o teor alcoólico.

O processo de fabricação de bebidas destiladas começa com a produção de um mosto fermentado, sendo então destilado para criar um destilado claro. A destilação é o processo de separação dos diferentes componentes em uma mistura líquida alcoólica por ebulição seletiva e condensação.

O primeiro passo na destilação é ferver o mosto fermentado para vaporizar parte do seu teor alcoólico. Este álcool vaporizado sobe e esfria, formando um líquido que pode ser coletado e recondensado à forma líquida. Este processo se repete até que tudo o que resta seja água e impurezas.

O mosto é aquecido é então misturado com extrato de lúpulo ou lúpulo em diferentes momentos em diferentes quantidades para criar o sabor. Esta mistura é fervida, eventualmente criando um xarope açucarado chamado mosto. Após a fervura, o mosto é transferido para um recipiente de fermentação onde a levedura converte o açúcar.

O processo de fermentação de bebidas destiladas pode levar de algumas horas a vários dias e o recipiente de fermentação é geralmente chamado “chaleira”. O mosto é então resfriado a 32 graus Fahrenheit antes de ser transferido para os tanques de fermentação.

Uma vez nos tanques, são adicionadas bactérias lactobacilos anaeróbicos que convertem os açúcares em ácido lático. Este processo leva cerca de dois horas. Depois desse tempo, o gin é adicionado ao topo de cada tanque, criando um sabor novo e aroma no gin que é único. Neste link, entenda tudo sobre Gin, um dos destilados mais famosos do mundo.

O processo de adição do álcool é planejado para que ele se misture bem com as bactérias, com um novo perfil de sabor ao combinar ácido lático com etanol. A adição de calor também melhora esse efeito, acelerando fermentação.

Quais são os diferentes tipos de bebidas destiladas?

Existem muitos tipos diferentes e incluem o uísque, vodca, gin, rum e tequila. Algumas bebidas destiladas são feitas de grãos fermentados, como cevada ou centeio. Outros são destilados de frutas ou vegetais.

Existem muitos tipos de uísques. Alguns são feitos com cevada maltada e depois destilados em alambiques, enquanto outros são a partir de uma mistura de grãos fermentados. O uísque é tipicamente envelhecido em barris de carvalho por pelo menos três anos.

Não há processo de destilação definido, mas o uísque é sempre destilado para uma prova mais alta do que a vodca. A vodca geralmente tem sabor neutro. Não existe um processo de destilação definido, mas ela deve ser destilada a uma prova menor do que o uísque.

A vodca é destilada a partir de um álcool de cereais neutro. Não contém corantes ou aromatizantes adicionados, tornando-se o vencedor claro quando se trata de ficar bêbado com orçamento limitado.

O Gin é feito a partir de cereais fermentados e principalmente o zimbro, semente aromática que dá seu sabor característico.

O Rum é feito a partir da fermentação do melaço e da produção do açúcar, dando um sabor mais adocicado e suave a bebida.

A Tequila vem da cidade de Tequila no México e é uma bebida destilada produzida a partir do agave azul, uma planta muito comum no país. Na boca, a tequila tem um sabor frutado e tropical, e alguns tons amadeirados e doces.

Se o teor alcoólico por volume não for muito alto, é mais fácil engolir. Pode ser mais fácil misturar com alimentos ou beber outras coisas se for misturado com água. Também pode fornecer um sabor de álcool mais consistente.

A quantidade de álcool que entra na bebida depende do tamanho e escolha da garrafa. Uma garrafa menor pode ter o suficiente para algumas bebidas, enquanto uma garrafa maior pode ter o suficiente para muitas bebidas.

E você, já conhecia a história das bebidas destiladas? Sabia como eram feitas? Para dar todo sabor de um bom destilado, fique sempre conosco para ver mais informações novas e receitas fáceis e deliciosas para você fazer em casa.

Confira nossas postagens semanalmente e veja como são fabricados os melhores drinks e as dicas incríveis para você replicar em seus eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.