Vodca

Como é fabricada a vodca e quais as marcas mais famosas

A Vodca é apreciada pelos europeus e sucesso também no Brasil, sendo uma bebida destilada incolor e com sabor quase insípido, porém com alto teor alcoólico e a bebida oficial de países como Polônia e Rússia.

A Vodca é uma bebida destilada e feita de grãos fermentados como arroz, cevada e trigo, mas, também, pode ser obtida através da fermentação de batatas. Geralmente é feita destilando o etanol produzido pela fermentação de grãos ou batatas em álcool.

Existem muitos tipos diferentes da bebida que estão disponíveis e você pode apreciá-la em qualquer momento do dia. Nesse artigo, conheça a história da Vodca, como é sua fabricação e as marcas mais conhecidas.

História da Vodca

Vodca é uma bebida alcoólica destilada composta principalmente de água e etanol, às vezes com traços de impurezas e aromatizantes. A palavra Vodka é uma forma diminuta da palavra eslava voda, que significa “água”. Ela é produzida pela destilação de substâncias fermentadas, como grãos, batatas ou, às vezes, frutas.

A sua origem não é bem conhecida. Uma teoria sugere que foi inventado na Europa Oriental por volta de 1000 d.C., no entanto, existem outras teorias que dizem que foi inventado na Itália ou na França.

Os três tipos mais comuns de vodca são de batata, de trigo e centeio, além da cítrica, sendo uma destilada com sabor de laranja. Muitas pessoas preferem uma bebida à base de batata porque tem um odor menos forte do que outros tipos e pode ser facilmente misturada com outros ingredientes em bebidas.

O sabor pode variar dependendo da pessoa, mas normalmente as vodcas de batata são mais doces e suaves do que outros tipos. Elas são feitas com batatas desde os tempos antigos, mas só foram produzidas comercialmente na década de 1930.

Tornou-se popular na Rússia e na Europa Oriental durante os anos 1960 e 1970 e sua fabricação é basicamente pela fermentação de batatas com um extrato de levedura. O álcool resultante é neutralizado pela adição de ácido cítrico e depois, essa mistura é adicionada ao suco de limão fresco e açúcar e servida em um copo de martini.

Variações incluem vodca de batata yukon, envelhecida em um barril e aromatizada com extrato de baunilha e mel, batata cereja feita de vinho tinto e com sabor de canela. A popularidade dessas de batata está crescendo em todo o mundo e podem ser encontrados em muitos pubs e bares como bebida destilada artesanalmente.

O processo de fabricação da Vodca

Em sua fabricação é tradicionalmente destilada quatro vezes, mas os métodos modernos de destilação podem usar apenas duas ou três filtragens. A filtragem remove impurezas, mas algumas garrafas podem ter misturas e menos filtragem e envasadas em recipientes distintos.

A Vodca pode ser feita com grãos, batatas ou beterrabas e faz a fermentação e destiladas com água. Geralmente, elas são armazenadas em recipientes de vidro feitos de rolha, garrafa e rótulo. Alguns são armazenados em um recipiente de plástico, porém não é tão comum, assim como podem ser armazenados em latas de metal ou barris.

Em muitos países, o álcool é vendido como bebidas alcoólicas padrão, como cerveja e vinho, enquanto outros o vendem exclusivamente pela dose ou pela pequena garrafa de destilados.

As marcas mais famosas

Existem muitos tipos de vodka no mercado hoje, mas as marcas mais famosas são Smirnoff, Absolut e Grey Goose.

A Smirnoff é a mais conhecida, com muitos fãs mundo afora. A Smirnoff é feita a partir da destilação de cereais com 3 destilações e 10 filtragens, sendo uma das mais puras do mercado.

Seu teor alcoólico não é tão forte quanto as outras marcas, com valor aproximado de 40% de álcool. Por ter um valor relativamente barato, é uma bebida muito popular e com variações de sabor que a tornam em uma bebida versátil e querida nos bares brasileiros.

Absolut é a segunda mais querida do Brasil, com maior valor, porém reconhecida como uma vodka elegante e, detalhe: sem açúcar, agradando a todos os paladares. Com 40% de teor alcoólico, a Absolut foi criada em 1879 na Suécia e sua base é de frutas, sucos e refrigerante.

A Grey Goose é uma marca francesa de vodca e feita a partir do trigo e com teor alcoólico de 40%, não é tão conhecida no Brasil, mas é considerada por especialistas, a mais saborosa do mundo.

E qual a sua preferida? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para adquirir cada uma dessas garrafas para curtir com seus amigos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.