Uncategorized

Guia completo da Coqueteleira: Tudo o que você precisa saber

Para fazer a mistura dos melhores drinks, nada como uma excelente coqueteleira. Feita de metal com partes de plástico e vidro, dependente do estilo, a coqueteleira é um utensílio que tem a finalidade de misturar e resfriar com mais rapidez qualquer drink, ao ser acrescido gelo a bebida.

Além de bebidas alcoólicas, a coqueteleira pode ser usada como Shaker para vitaminas e bebidas fitness, além de xaropes, licores e a boa e velha caipirinha.

Se você está pensando em adquirir uma, conheça a história, os tipos e como utilizar para criar os drinks mais incríveis a partir de sua casa.

O que é uma coqueteleira e como funciona?

Uma coqueteleira é um dispositivo de cozinha muito utilizado em bares por barman para misturar bebidas.

Geralmente são feitos de metal ou vidro e possuem um recipiente com tampa na parte superior e um coador na parte inferior. O recipiente tem orifícios para permitir que os líquidos sejam adicionados durante a mistura.

Coqueteleiras podem ser usados para muitas coisas, mas o uso mais comum para eles é para agitar coquetéis, fazendo jus ao nome.

Eles também são usados para misturar ingredientes em receitas de alimentos quando você precisa agitá-los, como quando você faz maionese ou molho de salada. Você também pode usar um batedor para misturar os ingredientes em um liquidificador ou processador de alimentos.

Na agitação através do uso das mãos, é possível controlar a mistura e garantir que a bebida ou ingredientes dentro da coqueteleira fique bem homogêneo, garantindo a eficiência do objeto.

Para usar uma coqueteleira, você precisará encher o recipiente com gelo e despejar seus ingredientes sobre o gelo. Agite até que estejam misturados e sirva em um copo.

Os tipos de coqueteleira mais comuns, são:

  • Boston- A coqueteleira Boston possui 2 partes sendo um copo de fundo metalizado e outro sobreposto que pode ser de vidro ou plástico. A separação do líquido e ingredientes misturados é necessário quando colocado gelo moído e essa coqueteleira não possui coador e bartenders em geral, deixam uma pequena abertura entre a tampa e o copo para sair apenas o líquido.
  • Francesa- A francesa é muito semelhante a coqueteleira Boston, porém, possui coador que separa o líquido da mistura.
  • Cobbler- Possui 3 partes, sendo uma lâmina perfurada para separar a mistura dos líquidos e ela fica sempre na parte superior. Tampa com medidor para dosar as bebidas destiladas.

É preciso agitar com força suficiente para a mistura ser feita perfeitamente, porém, existem bebidas como o vinho, por exemplo, ou uma bebida mista, que precisa descansar ao menos 30 segundos antes de beber para arejá-la.

Em bebidas com água com gás como gin, certifique-se de adicionar a água gaseificada pelo menos 5 minutos antes de servir, pois ela pode espumar e fazer com que a bebida tenha um aspecto desagradável.

O que é um Shaker e como ele funciona?

Um Shaker é um utensílio como uma coqueteleira e usado para misturar ingredientes.

Pode ser feito de metal, plástico ou vidro e é usado tanto em indústrias, para mistura de líquidos até um recipiente para adicionar vitaminas e bebidas especiais como shakes fitness.

O shaker tem duas partes: o recipiente e a tampa. O recipiente abriga todos os ingredientes, enquanto a tampa se fecha firmemente para manter tudo dentro ao agitar. A tampa também tem um orifício onde você pode derramar qualquer líquido que tenha sido sacudido.

Como limpar uma coqueteleira e por que é importante?

A importância de limpar uma coqueteleira é que ela o ajudará a preparar bebidas sem qualquer contaminação, como ocorre com o vinho, por exemplo, que pode perder a qualidade em caso de algum tipo de contaminação.

Há muitas maneiras de limpar sua coqueteleira, mas uma das maneiras mais fáceis é pegar um pouco de sal e água, colocar os dois na coqueteleira e agitar por cerca de 30 segundos ou mais até que tudo dentro fique bem misturado.

Em seguida, basta enxaguar com água até que todo o sal tenha saído de dentro do recipiente, para fazer novos drinks sem problemas.

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo