Conheça a história da cachaça e as bebidas mais populares do Brasil

A Cachaça é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e no Brasil, possui o título de Patrimônio Histórico-cultural brasileiro. Aliás, ela é uma das bebidas mais brasileiras que existe e reconhecida pela UNESCO, tamanha sua importância.
O dia da Cachaça é 13 de setembro, que relembra a data no ano de 1661, quando alambiques e engenhos brasileiros se rebelaram contra as altas taxas de impostos de Portugal, o que encarecia consideravelmente a importação da bebida para fora do país.
A bebida acompanha a história do Brasil, desde a descoberta pelos portugueses, até as primeiras lavouras de cana-de-açúcar, matéria-prima da bebida e com foco na produção do destilado.
Conheça um pouco sobre a história da cachaça e as bebidas desse destilado que são mais populares e apreciadas em nosso país.
Cachaça
A Cachaça é o primeiro destilado da América Latina e iniciou a produção poucos anos depois do descobrimento, sem uma data definida, porém, os primeiros registros se dão em meados de 1516 a 1532.
As primeiras eram a fermentação do bagaço da cana-de-açúcar com o vinho do Porto. Tempos após, vemos o caldo de cana misturado ao melaço com água, até chegar ao estilo de cachaça que temos atualmente.
O Rum, bebida destilada parecida com a cachaça, era a bebida dos ingleses com a data de produção próxima, além de utilizar como matéria-prima a boa e velha cana-de-açúcar.
A produção da cachaça brasileira e atual possui mais de 300 substâncias diferentes, porém, 98% da bebida é basicamente água e álcool. A bebida tem alto teor alcoólico, em torno de 48% e deve ser consumida com moderação para evitar a ressaca.
Artesanal x Industrial
Existem vários tipos de Cachaças, e no Brasil, é importante compreender primeiro que as industriais e artesanais possuem diferenças muito grandes que impactam no sabor e experiência que o degustador terá.
A Cachaça Artesanal é aquela que tem uma produção mais limitada e feita em um período do ano determinado. Pode ter em sua composição ingredientes especiais e personalizados, o que deixam a bebida mais cara.
A industrial já é a mais conhecida e feita em grande quantidade e alta escala, com preço mais competitivo e logo, mais barato. Os dois tipos são incríveis e vai muito do momento e daquilo que você busca em uma boa cachaça.
As cachaças mais populares do Brasil
As cachaças brasileiras são sinônimo de qualidade dentro e fora do país e a seguir, algumas das marcas mais populares e queridas tanto industriais quanto artesanais:
Industriais:
- 51;
- Velho Barreiro;
- Ypióca;
- Cachaça pura Sagatiba;
- Cachaça Santo Grau.
Artesanais:
- Tiê Prata;
- Princesa Isabel Aquarela;
- Cachaça Engenho Cantareira;
- Cachaça Orgânica Cerâmica Ouro;
- Cachaça com Jambu Jambuzera.
Caipirinha, bebida nacional
A caipirinha é um aperitivo muito apreciado e sinônimo de Brasil, já que é uma invenção nossa. Com apenas alguns ingredientes, a caipirinha é um drink democrático que vai bem com qualquer tipo de evento, desde os mais populares até os mais sofisticados.
Veja a seguir a receita básica de uma boa caipirinha e faça em sua casa para bebericar com seus convidados. Veja o que vai precisar:
Ingredientes:
- 2 colheres de açúcar;
- Cachaça de sua preferência;
- 1 limão grande;
- Gelo a gosto.
Modo de fazer:
- Corte as pontas do limão e depois corte-o ao meio e fatie em meia-lua;
- Em um copo, esmague os limões fatiados com o açúcar e cuidado para não macerar demais, pois isso deixa o líquido amargo. Uma dica é retirar a parte branca antes para evitar o amargor;
- Nesse copo, coloque a cachaça com o gelo e misture tudo muito bem. Beba no copo ou com um canudinho.