Cerveja e salgadinhos devem movimentar lojas e delivery na Copa, mostra estudo

A Copa do Mundo geralmente é motivo de preocupação para o varejo de lojas físicas, pois, dependendo do desempenho da seleção brasileira, o fluxo de clientes nas lojas diminui a cada novo jogo. No entanto, um estudo elaborado pela NielsenIQ revela quem deve lucrar com os encontros de torcedores para assistir aos jogos. Salgadinhos (53%), cerveja (44%) e churrasco (44%) serão os principais itens nesses pequenos eventos, com uma intenção de compra de 53%, 44% e 44% dos entrevistados, respectivamente.

A maioria dos entrevistados (56%) afirmou que fará compras apenas em lojas físicas. Em seguida, 11% mencionaram que irão às lojas físicas e também farão pedidos em aplicativos de entrega de comida. Devido aos horários dos jogos, principalmente na fase inicial do torneio, a maioria dos brasileiros (61%) pretende assistir às partidas em casa.

Quanto aos que mencionaram compras via entrega de comida e bebida, 12% afirmaram que planejam usar Rappi e iFood, 7% Zé Delivery (aplicativo de entrega de bebidas geladas da Ambev), e a maioria, 42%, escolheu exclusivamente o iFood.

Para a Ambev, a expectativa em relação à realização da Copa durante o verão brasileiro tem sido mencionada junto aos investidores como um impulso para o aumento das vendas no último trimestre. Em 2018, casos analisados pela NielsenIQ mostraram que a priorização da embalagem, a excelência na execução e promoções assertivas impulsionaram as vendas. Um exemplo de sucesso foi a ênfase dada pelas cervejarias aos latões de 473 ml, por meio de promoções específicas para o atacado e o autosserviço.

O diretor de Varejo da NielsenIQ, Roberto Butragueño, afirmou: “Esse tipo de ação de inteligência faz toda a diferença para as marcas que desejam ter um desempenho melhor em momentos como uma Copa do Mundo.”

A NielsenIQ também destaca que o segmento de atacado deve ser explorado por empreendedores do ramo de alimentos para se abastecerem para o evento, e bares e restaurantes devem ter um destaque de movimento durante a competição. Por outro lado, para quem vende bens duráveis, a Copa do Mundo costuma impulsionar as vendas, como no caso de TVs, levando essas empresas a antecipar promoções de Black Friday para aproveitar o consumo impulsionado pelo torneio. Empresas como Magazine Luiza, Via, Americanas e Mercado Livre já anunciaram iniciativas desse tipo.