Rio sedia evento dedicado a cafés especiais e orgânicos brasileiros

O Rio de Janeiro será o palco do Rio Coffee Nation neste final de semana, um encontro dedicado aos cafés especiais e orgânicos do Brasil. A exposição reúne mais de 40 produtores de todas as regiões do país, com o objetivo de impulsionar a produção do insumo e promover o mercado da bebida que faz parte do cotidiano de grande parte dos brasileiros. O evento, em sua terceira edição, ocorre em um espaço no centro da capital carioca, unindo agricultores, profissionais do mercado, entusiastas e consumidores de café.

Durante os dois dias de exposição, os participantes terão acesso a degustações, palestras e receitas que ensinam diversos métodos de preparo dos grãos, incluindo sobremesas de café, harmonizações, molhos e drinks. Além disso, haverá duas competições: “Melhor Café Torrado para Espresso” e “Desafio Koar – Etapa Rio de Janeiro”, com mais de 20 receitas e 12 palestras.

A sustentabilidade é um destaque do evento, com a reutilização das borras de café, que serão doadas a uma startup para serem transformadas em calçados. A marca lançará um tênis especial para a edição de 2023 da Rio Coffee Nation. Os organizadores também realizarão a reciclagem de todo o lixo, evitarão o uso de plástico, fornecerão energia para a praça de alimentação por meio de painéis solares e converterão todo o carbono produzido no evento em ações ambientais em prol da proteção da Amazônia.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os produtores brasileiros de café devem colher 50,38 milhões de sacas na safra de 2022. A colheita já atinge 99% da área de cultivo. Esse volume de produção representa um aumento de 5,6% em relação a 2021. A produtividade média da produção de café nacional também deve crescer, atingindo 27,4 sacas por hectare, um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior.